quarta-feira, 9 de maio de 2012


   Um dia você aprende...
Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"
William Shakespeare

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Resolução do teste - Parte 2


CONTINUAÇÃO...
6-Considere as afirmações I, II e III, a respeito da nicotina, cuja fórmula molecular é C10H4N2

I. C10H4N2 é também a fórmula empírica da nicotina. F ( a mínima é simplificada...)
II. Cada molécula da nicotina é formada por 10 átomos de carbono, 4 átomos de hidrogênio e 2 átomos de nitrogênio.V
III. 1mol de moléculas de nicotina contém 10mols de átomos de carbono, 4 mols de átomos de hidrogênio e 2mols de átomos de nitrogênio.V

Estão corretas as afirmações:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas. ----> correta!
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

7- Referindo-se a 180g  de H2O, afirma-se que

I - possui 10 mols de moléculas; V
II - se decompõe em 160 g de oxigênio; V
III - contém 6,02 × 1023 moléculas; F ( tem 6,02 × 1024 )
IV - apresenta 10 átomos de oxigênio; F ( tem 10 mols de átomos de oxigênio)
V - contém 20 mols de átomos de hidrogênio. V

São corretas apenas as afirmativas
a) I, II e V.  ----> correta!
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) II, IV e V.

8- Feromônios são compostos orgânicos secretados pelas fêmeas de muitos insetos para determinadas funções, dentre as quais a de acasalamento. Um determinado feromônio, utilizado com esta finalidade, tem fórmula molecular C19H38O e, normalmente, a quantidade secretada é cerca de 1,0 x 10-12g.
Pode-se afirmar que o número de moléculas existentes nessa massa é:
(Dados: C = 12; H = 1; O = 16)
a) 6,0 x 10-23                        6x 10 ²³ -----282 g
b) 1,7 x 10-17                          x ---------1x10 -¹²
c) 2,1 x 109                              x=  2,1 x 109
d) 4,3 x 1015
e) 1,7 x 1020

9- O sulfato de alumínio, usado para a decantação de sujeira na água das piscinas,
para fixar as cores nos têxteis e como agente antitranspirante nos desodorantes, é obtido
pela reação de deslocamento entre o alumínio e o ácido sulfúrico que produz, também,
hidrogênio gasoso.
Sobre essa reação, podemos afirmar corretamente, que a massa de alumínio
necessária para produzir 89,6 L de hidrogênio, nas CNTP, é
3 H2SO42  Al à   Al2(SO4)3   +   3 H2   * fazer balanceamento!!
A)     18 g.                   massa Al        volume H
B) 36 g.                       54g------67,2L
C) 72 g.                        x  ------89,6L
D) 90 g.
E) 180g

10- A pólvora consiste em uma mistura de substâncias que, em condições adequadas, reagem, com rendimento de 100%, segundo a equação química a seguir:


Sob condições normais de temperatura e pressão, e admitindo comportamento ideal para todos os gases, considere a reação de uma amostra de pólvora contendo 1515 g de KNO3 com 80% de pureza.

Calcule o volume total de gases produzidos na reação.

  Massa do KNO3 ---------- volume de todos os gases
      404g ---------------------------179,2L                                            LEMBRE-SE  1515----100%
   1212g ---------------------------X                                                                                 x-------80%
    x= 537,6L

Resolução do teste:

Para os alunos do Colégio Riachuelo:


1-A dinamite ou nitroglicerina (C3H5N3O9) é um explosivo poderoso. Sua explosão pode ser representada por:
4 C3H5N3O9(l) → 6 N2(g) + 12 CO2(g) + 10 H2O(g) + O2(g)
Essa reação gera uma grande quantidade de calor e muitos produtos gasosos. A formação súbita desses gases, juntamente com sua rápida expansão, produz a explosão. Calcule a quantidade máxima de nitrogênio gasoso que pode ser obtida a partir de 100 g de nitroglicerina.(Dados: Massas molares em g · mol−1: H = 1; C = 12; N = 14; O = 16)
A) 3,08 g                          massa da nitroglicerina e a massa do nitrogênio na reação:                                              
B) 7,41 g
C) 12,3 g                                C3H5N3O                     N2
D) 15,2 g                                  908g ----------------168g
E) 18,5 g                                  100g-----------------X
                                                 x= 18,5g

2- A transformação de mármore em gesso, que pode ocorrer por ocasião das chuvas ácidas, provocando a erosão de monumentos históricos, envolve o ataque ao mármore pelo ácido sulfúrico, cujo processo está representado pela reação a seguir demonstrada. Dados: (Ca = 40; C = 12; S = 32; O = 16)
H2SO4 + CaCO3 → CaSO4 + CO2 + H2O
A quantidade, em massa de gesso, que deverá se formar a partir do ataque do ácido sulfúrico sobre 60 kg de mármore, considerando um rendimento de 70%, será de                      rendimento:
a) 81,60 kg.                   Massa de CaCO3    e  massa de  CaSO4                60kg------100%
b) 57,12 kg.                     100g -----------------136g                                x------ 70%
c) 116,57 kg.                      42Kg--------------- X                                       x= 42Kg
d) 132,34 kg.                         x= 57,12Kg

3- A massa de oxigênio, em gramas, presente no total de CO2(g) gerado quando se aluga um filme é
Dados: Massas molares : C = 12; O = 16.
(A) 2,5 × 102                                            Em  44g de CO2, temos 32g de oxigênio, logo:
(B) 7,2 × 102                                            44------------32
(C) 1,7 × 103                                            2,3x10³ ----X
(D) 3,4 × 103                                             x=  1,67 x 10³   aproximadamente 1,7 × 10
(E) 5,1 × 103



 4- O Tecnécio (99Tc) é um radioisótopo artificial utilizado em cintilografia da tireoide, após a administração intravenosa. É usado na forma do composto NaTcO4, obtido de acordo com as reações químicas abaixo:
7HNO3(aq) + Tc(s) → HTcO4(aq) + 7NO2(aq) + 3H2O(l)                        (1)
HTcO4(aq) + NaOH(aq) → NaTcO4(aq) + H2O(I)                                   (2)
Na reação estequiométrica citada, partindo de 3,3 gramas de Tc(s) puro, a quantidade, em gramas, que podemos obter do composto NaTcO4 é:
a) 4,5                   massa do Tc  ---------massa do NaTcO4
b) 5,3                       99g -------------185g
c) 6,2                      3,3g--------------X
d) 7,6                       X= 6,2g
e) 9,9

5- A absorção de nitrogênio é um processo químico vital para a nutrição das plantas. Com o aumento da população mundial, a agricultura precisa fazer uso de fertilizantes à base de amônia (NH3) para aplicação nas áreas de plantio. A produção anual de amônia é de mais de 100 milhões de toneladas, e o processo mais utilizado para sua obtenção é a reação entre os gases nitrogênio (N2) e hidrogênio (H2), conhecido como processo Haber-Bosch. Considerando a conversão completa, em um ensaio utilizando 168,0 L de gás nitrogênio e 448,0 L de gás hidrogênio, a massa, em gramas, de amônia produzida é aproximadamente igual a

Dados: Massa molar: H = 1,00 g mol–1, N = 14,00 g mol–1
Volume molar = 22,40 L mol–1

                                          N2  + 3H2 à  2NH3                     67,2L------34g deNH 
 A) 127,5                                      * Fazer o balanceamento...                  448L -------X
B) 226,7                                     volume do  N2    e volume do 3H2                x= 226,7g
C) 340,0                                         22,4L ---------67,2L
D) 467,5                                            x   ----------448L
E) 536,8                                           Deu excesso de N2, logo

Logo vem as questões do 6 ao 10!